A União Europeia (UE) assinou quatro acordos financeiros com o Zimbabué, no valor de 75 milhões de euros (81 milhões de dólares), sobretudo para a transição ecológica do país africano e para iniciativas de capacitação de mulheres, anunciou esta quinta-feira, 31 de Outubro, o bloco europeu.
“Os acordos de financiamento reforçam o empenho da UE em complementar os esforços do Governo [do Zimbabué] na execução da Estratégia Nacional de Desenvolvimento 1 (2012-25) e das prioridades comuns da Estratégia Global Gateway da UE”, declarou a UE em comunicado.
Este financiamento tem como objectivo acelerar a transição ecológica através do apoio às cadeias de valor agrícolas, dos investimentos em energias renováveis, da conservação da biodiversidade e do reforço da resiliência das comunidades, indicou a nota.
“Além disso, estes acordos dão prioridade ao reforço de um ambiente propício através do reforço da transparência e da responsabilização, a par da promoção da igualdade de género e da capacitação económica das mulheres e dos jovens no Zimbabué”, acrescentou.
A UE detalha que estes acordos contribuem para as duas “Iniciativas da Equipa Europa (IEE) sobre uma agricultura mais ecológica e inteligente do ponto de vista climático e sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, que promovem o desenvolvimento sustentável e o crescimento equitativo em todo o Zimbabué”, país que faz fronteira com Moçambique.
Após uma análise, em cooperação com o Governo, o sector privado, a sociedade civil, entre outros, “estes projectos marcam a segunda fase de financiamento ao abrigo da ajuda de 148 milhões de euros (160 milhões de dólares) da UE para o Programa Indicativo Plurianual do Zimbabué (2021-2024)”, rematou.
Os acordos foram assinados pelo ministro das Finanças, do Desenvolvimento Económico e da Promoção do Investimento, Mthuli Ncube, e pelo embaixador da União Europeia no país, Jobst von Kirchmann.
“O Zimbabué continua grato pelo apoio da UE e o dia de hoje constitui mais um marco na nossa cooperação. O apoio baseia-se e reforça os investimentos feitos no âmbito do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e está em sintonia com o nosso impulso de desenvolvimento nacional, como enunciado na Estratégia de Desenvolvimento Nacional 1”, declarou o ministro zimbabueano.
Fonte: Lusa