Os preços do petróleo seguem esta sexta-feira, 1 de Novembro, em alta, a valorizar quase 3%, após notícias de que o Irão se prepara para retaliar contra Israel nos próximos dias.
A esta hora, o West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os EUA – soma 2,92% para os 71,28 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – avança 2,71% para os 74,78 dólares por barril.
O petróleo registou perdas no início da semana, no seguimento do ataque de Israel ao Irão. Ao longo da semana esperava-se um desagravamento das hostilidades no Médio Oriente, ainda que Israel tenha mantido o aviso de que, se o Irão voltasse a atacar, a resposta seria “muito forte”.
Agora, os serviços de informação israelitas dizem que esse ataque está iminente e será feito com recurso a um vasto número de drones e mísseis balísticos – possivelmente ainda antes das eleições norte-americanas, de acordo com a Axios (empresa de Recursos Humanos) que cita duas fontes israelitas.
A dar força ao petróleo está ainda a expectativa de que a OPEP+ pode adiar o plano de aumentar a produção de crude, inicialmente esperado para Dezembro – é pelo menos o que dizem à Reuters quatro fontes próximas do assunto.
As expectativas em torno da reunião do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional – e de um possível plano de estímulos à economia – estará ainda a contribuir para uma valorização do petróleo.