É crucial evitar alguns erros cometidos com frequências nas diferentes redes sociais no sentido de evitar ser colocado de parte de um processo de recrutamento.
No LinkedIn
Trata-se de uma das principais redes profissionais da actualidade. Como tal, dedica-se ao networking e fomenta o contacto entre pessoas de áreas e funções diferentes. É aqui que muitos empregadores analisam os candidatos para conseguirem uma primeira impressão.
No entanto, há alguns cuidados a ter:
- Faça contributos construtivos, através de publicações ou interacções noutros posts;
- Use o seu perfil para destacar as suas conquistas e responsabilidades na carreira;
- Peça feedback e recomendações a colegas e chefes anteriores.
No Facebook e no Instagram
Estas duas redes sociais são, por norma, um pouco mais pessoais. Por isso mesmo, há também alguns cuidados a ter para que não sejamos prejudicados antes de uma entrevista sequer. Tome nota:
- Garanta que os seus perfis não estão acessíveis a todas as pessoas – torne-os privados;
- Veja o que cada pessoa pode observar na sua página não sendo seu amigo ou seguidor;
- Certifique-se de manter as suas tags privadas;
- Caso opte por ter um perfil público, não publique nada que o empregador não gostasse de ver (como indirectas, discursos de ódio ou exposição de ideais políticos, por exemplo).
No TikTok
Actualmente temos vindo a observar que esta rede ganha cada vez mais força entre as várias faixas etárias. Neste caso, o melhor é ter o seu perfil privado (tal como nas outras redes sociais como o Facebook e o Instagram).
Contudo, sabemos que há vários utilizadores que aproveitam o TikTok para promoverem os seus negócios ou ideias de conteúdo que mais tarde se tornam virais. E, nesses casos, o perfil deve estar público.
Por isso, se optar por manter o seu perfil público, o importante é não publicar nada que o possa prejudicar em termos de trabalho. Ideias de Do It Yourself (Faça você mesmo), conteúdo informativo sobre as tendências da sua área, truques e dicas diversos podem ser excelentes exemplos do que pode conter na sua página sem qualquer tipo de problema.
No Twitter
Para quem trabalha em marketing digital ou em comunicação, a presença assídua no Twitter pode ser uma vantagem quando o assunto é o recrutamento.
Ou seja, envolver-se em debates online relacionados com a sua área podem ajudá-lo a demonstrar que tem competências e capacidades para um determinado cargo.
Por outro lado, o uso do Twitter a nível pessoal pode não ser uma boa alavanca. Isto porque nesta rede social, facilmente nos deixamos levar pelos debates e comentários sobre os temas actuais. E, muitas vezes, podemos fazer afirmações menos positivas sem sequer nos apercebermos que podem vir a prejudicar-nos bastante.
Por isso, tenha sempre cuidado com aquilo que posta em cada rede social – principalmente naquelas em que tem o seu perfil público.
Fonte: Ekonomista