A curva de juros é o gráfico que ajuda a mapear a tendência de retorno médio dos juros dos títulos públicos e privados ao longo de um período de tempo nos seus respectivos vencimentos.
Esta ferramenta é importante para avaliar as expectativas do mercado em relação à tendência de retorno dos juros no futuro. Serve também como um indicador de risco e de quão saudável ou não está a economia.
O que afecta a curva de juros?
A curva de juros pode ser afectada por vários factores. Entre os mais significativos estão as expectativas de inflação, as decisões de política monetária, os indicadores macroeconómicos, as crises políticas internas ou globais, entre outros. Ela é uma das principais variáveis que devem ser levadas em conta por quem pretende investir, principalmente em renda fixa.
Como a curva de juros impacta os investimentos
A rentabilidade dos investimentos está directamente relacionada com a curva de juros, uma vez que esta é uma ferramenta fundamental para analisar a variação das taxas ao longo do tempo, ajudando a definir as melhores opções e oportunidades de investimento.
Se a curva for plana, pode não ser rentável optar por um título de prazo mais longo, já que papéis com vencimento mais curto têm remuneração semelhante e menor risco. Se a curva indicar taxas mais altas no longo prazo, a opção de investimento mais adequada pode ser em papéis pós-fixados. Se a curva de juros estiver invertida, pode ser a hora de apostar em títulos prefixados.
Fonte: Info Money

































































