Os principais índices europeus estão a apontar para uma abertura em alta, numa semana marcada pela divulgação de vários indicadores económicos. É conhecida a actividade económica na China e na Zona Euro, bem como dados do crescimento económico e da criação de emprego nos Estados Unidos da América.
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 somam 0,4%.
Na Ásia, os principais índices seguem em alta, com os benchmarks japoneses a valorizarem mais de 1%, sustentados por uma forte queda do iene para mínimos de três meses.
A penalizar a moeda está o resultado das eleições japonesas deste fim-de-semana, que resultaram numa perda de maioria pelo partido do actual primeiro-ministro Shigeru Ishiba, o que gera preocupações relativamente ao caminho político e económico futuro, bem como em termos de política monetária.
“Apesar do ruído político, a fraqueza do iene, o aumento das despesas e das reformas estruturais das empresas no Japão podem manter as acções nipónicas atractivas, especialmente com as mudanças nas cadeias de abastecimento e o papel do Japão como um actor regional estável”, afirmou à Bloomberg Charu Chanana, estratega-chefe do Saxo.
Na China, os ganhos foram mais contidos depois de terem sido conhecidos dados que mostraram que os lucros das empresas industriais abrandaram de forma mais significativa em Setembro do que no mês anterior. Os investidores atentam agora nos resultados dos bancos chineses à procura de compreender melhor o impacto das medidas de estímulo de Pequim no sector.
No Japão, o Nikkei soma 1,82% e o Topix valoriza 1,51%. Na Coreia do Sul, o Kospi ganha 1,13%. Na China, o Hang Seng, em Hong Kong, avança 0,22% e o Shanghai Composite sobe 0,68%.






























































