Moçambique participa, hoje e amanhã (25 e 26 de Outubro), em Samoa (membro da Comunidade Britânica), na 27.ª cimeira dos chefes de Governo da Commonwealth, que se realiza sob o lema “Um Futuro Comum Resiliente: Transformando a Nossa Riqueza Comum”.
Segundo um comunicado, o evento visa, para este ano, debater as aspirações e os desafios actuais dos povos dos Estados-membros, em particular no combate à pobreza e à fome, bem como na promoção do desenvolvimento resiliente e inclusivo, no espírito da Commonwealth.
A nota, citada pela Rádio Moçambique, salientou que a delegação moçambicana é chefiada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, integrando ainda o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, e quadros superiores do Estado.
“Vai-se reflectir sobre o papel da Commonwealth na resposta aos dilemas mundiais, definir novas prioridades rumo a um futuro comum resiliente e eleger o próximo secretário-geral da organização, em substituição de Patrícia Scotland, das Caraíbas, cujo mandato expira no corrente ano”, lê-se no documento.