As despesas e os custos são termos que aparecem diariamente na rotina financeira das empresas. Contudo, ambos os conceitos ainda geram muita confusão entre gestores e profissionais da área das finanças, justamente por terem significados diferentes.
Por isso, é importante que os conceitos de despesas e custos estejam bem claros para que possa fazer o controlo financeiro correctamente, evitando erros e equívocos na gestão financeira da sua empresa.
Os custos são, basicamente, os gastos associados à produção de bens ou serviços comercializados por uma companhia, sendo de extrema importância para o fabrico de produtos ou para a prestação de serviços.
Entre os principais exemplos de custos estão a mão-de-obra directa e matéria-prima.
Já as despesas referem-se aos gastos essenciais para manter a operação de uma empresa e que não estão relacionados com a produção. De toda a forma, elas fazem parte dos custos gerais de uma organização.
Resumidamente, uma maneira prática de diferenciar um custo de uma despesa é perguntar: “esse gasto ocorreria mesmo sem a venda de um produto ou serviço?” Se a resposta for “sim”, trata-se de uma despesa. Caso contrário, é um custo.
Compreender a diferença entre custos e despesas é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa. Este conhecimento permite uma gestão mais eficiente e uma tomada de decisões estratégicas mais acertada no longo prazo.
Dominar a diferença entre custos e despesas é essencial para uma boa gestão financeira. Se deseja optimizar o desempenho da sua empresa, entender estes conceitos será determinante para o sucesso.
Fonte: Vexpenses