O burnout é um tipo de esgotamento físico e mental do indivíduo, provocado pelo stress crónico no trabalho, que pode levar a vários problemas, incluindo absentismo, insatisfação e até problemas de saúde.
A maior parte das investigações sobre o burnout no local de trabalho centram-se nos funcionários. No entanto, também é comum entre os empreendedores. Afinal de contas, construir um negócio implica normalmente trabalhar longas horas, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados.
Os empreendedores estão muitas vezes socialmente isolados e trabalham num ambiente de grande incerteza e stress. Contudo, existem formas de identificarem e eliminarem o esgotamento empresarial.
Compreender a causa principal
Passe algum tempo a identificar os principais factores de stress na sua vida que estão a contribuir para o seu esgotamento.
Estabelecer limites
Programe as horas de trabalho de modo que saiba quando começa e acaba a sua jornada diária. Além disso, partilhe a sua disponibilidade com os seus empregados e clientes.
Se trabalha a partir de casa, tenha uma área de escritório designada, se possível, para que possa separar mentalmente a sua vida profissional da sua vida pessoal.
É também importante programar pausas regulares ao longo do dia de trabalho. Mesmo que tire 15 minutos para sair ou tomar uma chávena de café, pode melhorar muito o seu humor, especialmente se começar a sentir-se frustrado ou sobrecarregado.
Aprenda a delegar
Se tem dificuldade em manter-se a par da sua lista de tarefas diárias e não tem tempo para se concentrar no que é mais importante, está na altura de delegar algum do seu trabalho. Afinal, se a sua empresa depender de si para funcionar eficazmente, começará a atrasá-la.
Ao delegar tarefas aos seus empregados, o trabalho será feito de forma mais eficaz. Comece por fazer uma auditoria ao seu volume de trabalho diário e descubra quais as tarefas que devem ser realizadas por si e quais as que pode subcontratar. A partir daí, pode determinar qual o empregado mais adequado para essa tarefa ou se precisa de contratar alguém novo.
Construir uma rede de contactos
Muitos empreendedores debatem-se com o esgotamento porque estão socialmente isolados dos seus pares. Por isso, uma boa forma de resolver este problema é encontrar a sua rede de contactos empresariais, o que também pode abrir-lhe novas oportunidades de negócio.
A forma mais fácil de começar é encontrar uma comunidade online. Por exemplo, o LinkedIn tem vários grupos focados em negócios aos quais pode aderir. Depois de encontrar um ou dois grupos que lhe agradem, pode começar a envolver-se na comunidade, respondendo a perguntas e fornecendo valor.
Também pode aderir a uma organização profissional para conhecer outras pessoas do seu sector. Poderá ter de pagar uma taxa para aderir, mas os benefícios serão provavelmente muito superiores aos custos.
Tire algum tempo para fazer exercício
Se está a lutar contra o esgotamento, pode sentir que não tem tempo para fazer exercício. No entanto, a actividade física tem inúmeros benefícios. Estes incluem a melhoria do humor, da energia e do sono. A prática regular de exercício físico também o obrigará a melhorar as suas capacidades de gestão do tempo, o que também pode ajudar a minimizar o esgotamento.
Definir expectativas realistas
Muitos empreendedores têm grandes expectativas em relação a si próprios e aos outros. No entanto, isso pode tornar-se problemático se essas expectativas forem inatingíveis.
Concentre-se em estabelecer objectivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazos definidos. Isto garante que podem ser alcançados, beneficiando a sua empresa, e, ao mesmo tempo, mantém-no a si e aos seus empregados responsáveis pela sua concretização.
Tire tempo livre
O empreendedorismo é exigente, pelo que deve programar regularmente um período de tempo fora da sua empresa para descomprimir. Se estiver na fase inicial da criação da sua empresa, tirar um tempo de folga pode parecer contraproducente.
No entanto, pode reduzir o stress mental e o esgotamento. Quando regressar ao trabalho, poderá sentir-se mais produtivo e tomar melhores decisões.
Por exemplo, Bill Gates é conhecido por realizar uma “Think Week” (que pode ser traduzido como Semana do Pensamento) duas vezes por ano na sua cabana na floresta. Durante essa semana, desliga-se da tecnologia e do mundo exterior, passando a maior parte do tempo a ler e a pensar. Um período de tempo sem distracções pode ajudá-lo a ganhar perspectiva e a ter novas ideias.
Fonte: Forbes