Se sonha em ter uma colecção de vinhos, mas sente-se intimidado pelos preços e pela complexidade desse universo, tenha calma. É possível começar, dando um passo de cada vez.
Para iniciar esta jornada, veja as etapas que deverá seguir, desde a organização do espaço, até quais os rótulos que tem de adquirir primeiro.
Planeie cuidadosamente o espaço
Antes de tudo, é importante que saiba que a colecção de vinhos deve ficar num ambiente com condições apropriadas para manter o sabor e o aroma da bebida. É preciso que o espaço escolhido não sofra incidência directa de luz natural ou artificial, para que não altere a qualidade do vinho.
Neste sentido, instalar lâmpadas LED de modo que iluminem indirectamente o local é uma boa escolha. Elas emitem uma luz mais delicada, criando um clima agradável, sem comprometer a qualidade dos vinhos.
A temperatura do local também deve ser observada: o ideal é que nunca ultrapasse 20 ºC, nem sofra alterações muito bruscas. É importante que a sua adega também tenha alguma humidade. Um local muito seco pode fazer com que as rolhas fiquem desidratadas, permitindo a entrada de oxigénio nas garrafas.
Por último, mas igualmente importante, procure seleccionar um local exclusivo para armazenar as suas garrafas, sem contacto com outros alimentos e/ou aromas fortes. Assim, permite que a essência dos seus vinhos não se altere por factores externos.
Pesquise rótulos para a sua colecção de vinhos
Nessa fase, é interessante que tenha em mente que, como em qualquer outra colecção, é importante que não se foque somente no valor gasto com as garrafas, mas no significado que cada uma transmite à sua vida.
Uma lembrança especial, uma data importante, uma viagem inesquecível… Tudo isto agrega valor pessoal às garrafas escolhidas, e não se pode colocar um preço.
É também interessante variar as safras quando comprar várias garrafas de um vinho específico. Assim, poderá degustar as mudanças de maturação decorrentes do tempo e perceber as suas diferenças.
Organize os rótulos por longevidade
Depois de adquirir uma quantidade respeitável de rótulos, é interessante organizá-los por longevidade na sua adega. Desta forma, é capaz de gerir a sua colecção de modo que consuma os vinhos de baixa longevidade antes da acção do tempo.
Categorize, por ordem decrescente, os vinhos fortificados, tintos encorpados, brancos encorpados, espumantes, tintos leves e brancos leves.
Agora que sabe como começar uma colecção de vinhos, do que está à espera para ter a sua?
Fonte: Blog Famiglia Valduga