Dentro de uma organização, a prática de assédio moral é identificada quando as pessoas são expostas a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetida e prolongada.
Essa conduta causa isolamento, instabilidade e descontrolo emocional na vítima, reduz a sua auto-estima e origina a degradação das condições de trabalho.
Exemplos de práticas de assédio moral no trabalho
Para ter uma noção mais concreta de sinais de assédio, atente à listagem:
- Atribuir regularmente ao trabalhador metas e objectivos impossíveis de atingir ou estabelecer prazos impraticáveis;
- Não delegar qualquer função ao trabalhador de forma sistemática;
- Fazer sucessivas brincadeiras com conteúdo ofensivo referentes ao sexo, raça, orientação sexual ou religiosa, deficiências físicas, problemas de saúde ou outros temas relacionados;
- Atribuir sistematicamente funções desajustadas ou desadequadas à categoria profissional do colaborador;
- Assumir constantemente a autoria de ideias, propostas, projectos e trabalhos de colegas ou de subordinados;
- Desprezar, ignorar ou humilhar colaboradores, forçando o seu isolamento;
- Pedir sistematicamente urgência nas tarefas sem necessidade;
- Divulgar sistematicamente rumores e comentários depreciativos sobre qualquer elemento da empresa;
- Insinuar constantemente que o trabalhador tem problemas mentais ou familiares;
- Transferir de sector com o objectivo de promover o isolamento do trabalhador;
- Comunicar sistematicamente aos gritos, de forma que se intimidem os colaboradores;
- Criar continuamente situações objectivas de stress, com o intuito de provocar intencionalmente no trabalhador o seu descontrolo.
Os efeitos do assédio moral
Os efeitos do assédio moral no local de trabalho podem ser devastadores e não só para as vítimas. A médio e longo prazo, podem, igualmente, prejudicar o ambiente de trabalho e até mesmo a reputação e o lucro de uma empresa.
Vítimas
As vítimas de assédio moral relatam uma série de sintomas físicos e psicológicos negativos, que incluem dores de cabeça, dor crónica, depressão e ansiedade. É, então, praticamente inevitável que o desempenho no trabalho seja afectado, podendo até levar ao término da carreira, pelo menos naquela empresa.
Colegas de trabalho
Quando existe assédio moral num local de trabalho, mesmo aqueles que não participam no processo podem sentir-se afectados e receosos de se poderem tornar num alvo. Como tal, o comportamento deixa de ser natural, antes pensado e controlado de forma que não se afrontem os autores do assédio moral.
Empresa
As empresas que tenham conhecimento da existência de assédio moral e o toleram ou optam por nada fazer poderão ver a sua prestação e até lucros afectados.
E como tudo se sabe nos dias de hoje, o que acontece dentro do uma empresa pode facilmente passar para o exterior e levar à criação de uma reputação pouco positiva.
Além disso, e mais grave ainda, uma empresa pode eventualmente tornar-se alvo de uma acção judicial interposta por um funcionário vítima de assédio moral.
Fonte: Ekonomista