Uma equipa de investigadores suecos criou um parafuso Sound Screw, que promete reduzir os níveis de ruído até 50%. O sistema, concebido principalmente para a insonorização de paredes e tectos com estruturas de madeira, visa resolver o problema da má acústica.
Ao contrário dos edifícios de betão, as construções de madeira são mais propensas a transmitir ruído, e as soluções tradicionais de insonorização ocupam frequentemente muito espaço.
“Com o nosso parafuso, é possível instalar placas de gesso directamente nas paredes, libertando espaço valioso no chão. Em alguns casos, um único metro quadrado de espaço pode valer milhares de euros”, disse Håkan Wernersson, investigador principal do projecto, citado pelo portal El Confidencial.
A inovação reside no design único do parafuso. Assemelha-se a um parafuso normal, mas com uma torção – literalmente. Tem uma secção no meio, semelhante a uma mola, que ajuda a absorver as ondas sonoras. Quando instalado, a ponta do parafuso é ancorada na estrutura de madeira, enquanto a cabeça permanece nivelada com a superfície da placa de gesso. Desta forma, as vibrações sonoras são amortecidas, impedindo a propagação do ruído.
Embora a comunidade científica já estivesse familiarizada com este tipo de mecanismo, Wernersson salienta que a concepção patenteada e a sua aplicação são inteiramente novas.
O novo parafuso é fácil de instalar. De acordo com os seus criadores, não requer ferramentas nem conhecimentos especializados, o que o torna acessível a qualquer pessoa.
Os testes efectuados num laboratório de som revelaram uma redução de nove decibéis em relação às paredes normais. Esta redução, segundo os investigadores, equivale a reduzir para metade o nível de ruído sentido.
“Nos edifícios de apartamentos multifamiliares, existem requisitos legais para o isolamento acústico. No entanto, nas casas unifamiliares, onde reside apenas uma família, esses requisitos não são muitas vezes obrigatórios. O nosso sistema será uma excelente solução para reduzir o ruído entre divisões”, explica Wernersson.
Apesar de o Sound Screw ainda não estar disponível comercialmente, Wernersson e a sua equipa fundaram uma empresa chamada Akoustos para o introduzir no mercado. O interesse já está a crescer em países como o Japão, bem como na América do Norte e do Sul.


























































