A Moçambique Telecom (Tmcel) assinou recentemente um acordo de parceria com a Ericsson, de modo que permita o uso dos ‘softwares’ da empresa sueca de tecnologia no processo de modernização dos Sistemas de Suporte Empresarial e Operacional (BSS/OSS) da operadora de telefonia móvel moçambicana.
Os programas em questão são o Ericsson Charging, Ericsson Mediation e Ericsson Dynamic Activation, cruciais para fortalecer o desempenho da rede, melhorar a agilidade operacional e a experiência do cliente.
Segundo o mediaFax, o contrato permite à Tmcel lançar novas ofertas e personalizá-las para os assinantes da operadora, além de impulsionar e acelerar o processo de transformação digital. “Ao actualizar para as versões mais recentes dessas soluções tecnológicas, a Tmcel poderá rentabilizar os seus serviços actuais e lançar novos, ao mesmo tempo em que oferece excelente confiabilidade e desempenho únicos no mercado”, sustentou.
“O Ericsson Dynamic Activation actuará como uma plataforma para activação e gestão do ciclo de vida dos serviços do utilizador, ajudando a impulsionar o desempenho da rede da Tmcel”, sublinhou o órgão de informação.
Citado na notícia, o presidente do Comité de Gestão da Tmcel, Mahomed Mussá, afirmou que o documento rubricado enfatiza o compromisso da empresa em continuar a fornecer serviços confiáveis e inovadores aos clientes, permitindo que a Ericsson nos forneça as mais recentes soluções tecnológicas, contribuindo assim para o desenvolvimento da mesma.
“A parceria entre as duas empresas foca-se também no desenvolvimento de competências de transformação digital que, por meio de programas abrangentes de transferência de conhecimento e treino direccionado, permitirá à operadora nacional gerir as plataformas de forma autónoma, garantindo excelência operacional e sustentabilidade a longo prazo”, vincou.
Mussá sustentou que a importância “das soluções OSS/BSS da Ericsson auxiliam as empresas de telecomunicações a acelerar o crescimento, optimizam processos e permanecem competitivas à medida que novos serviços e modelos de negócios surgem com a tecnologia 5G”.
A Moçambique Telecom foi constituída em Dezembro de 2018 como resultado da fusão das extintas Telecomunicações de Moçambique (TDM) e Moçambique Celular (Mcel).