A Kenmare Resources, empresa mineira localizada no distrito de Moma, província de Nampula, está a preparar a construção de uma barragem de retenção de rejeitos, um canal de transferência e o desvio de uma estrada. Estes trabalhos são parte do desenvolvimento do depósito de areias pesadas de Nataka, uma das operações da empresa na extração de minerais.
Segundo informou o jornal notícias, para avançar com o projecto, a companhia vai realizar a quarta ronda de consultas públicas, focadas no reassentamento de cinco comunidades que serão impactadas pelas obras. Este processo visa envolver as comunidades afetadas, garantindo a sua participação nas decisões relacionadas com o projecto.
A mina de areias pesadas de Nataka, explorada pela Kenmare, tem uma capacidade de produção anual de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de ilmenite, além de subprodutos como o rutilo e o zircão, que são também extraídos como parte da operação.
Estas consultas públicas são fundamentais para assegurar que o projecto possa ser implementado com o mínimo de impacto social e ambiental, respeitando as necessidades das comunidades locais.
Recentemente, a empresa anunciou que vai reforçar as suas operações de mineração na mina de Moma com a aquisição de duas novas dragas eléctricas fornecidas pela Royal IHC, uma empresa especializada na construção de equipamentos de mineração. As dragas, que estão actualmente em construção no estaleiro da Royal IHC em Kinderdijk, na Holanda, têm previsão de entrega para o final de 2024 ou início de 2025.































































