A automatização financeira é a solução-chave para evitar processos pouco eficientes e ter uma perspectiva abrangente dos dados, tornando as organizações mais produtivas e competitivas no mercado.
Uma automatização financeira utiliza a tecnologia para realizar tarefas manuais repetitivas que não requerem a intervenção de um colaborador. Isto permite que os departamentos financeiros se dediquem ao planeamento e desenvolvimento de acções estratégicas para as empresas.
Este processo facilita a execução de funções contabilísticas e administrativas, optimizando o tempo e maximizando a produtividade.
Cinco pontos para implementar a automatização financeira
Os departamentos financeiros deparam-se com muitos obstáculos: relatórios isolados, dados inexactos ou incompletos ou lacunas entre o planeamento financeiro e o planeamento operacional. Estes têm de ser eliminados para ganhar agilidade, porque as equipas e os directores financeiros têm de se concentrar mais na visão estratégica, e não apenas nos relatórios financeiros.
A automatização da função financeira é fundamental e terá impacto em todas as áreas funcionais. Existem cinco chaves essenciais para automatizar os processos financeiros:
- Dispor de tecnologias que permitam uma utilização mais eficaz dos dados para análise e planeamento;
- Utilizar plataformas que criem valor através da integração de tecnologias, para eliminar ineficiências e fornecer novas soluções;
- Aplicar a Inteligência Artificial e a Machine Learning no planeamento, orçamentação e previsão;
- Utilizar a análise e os relatórios self-service;
- Concentrar a informação na cloud.
A importância da automatização dos processos financeiros
Há dez anos, a automatização financeira parecia menos urgente. No entanto, a ruptura dos modelos de negócio, as melhorias tecnológicas e o actual panorama competitivo fazem da automatização financeira uma necessidade e não um luxo.
As empresas que já apostaram na automatização estão a melhorar os processos financeiros e a garantir que os projectos futuros tenham mais hipóteses de sucesso. Processos redesenhados e padronizados que seguem um planeamento financeiro aumentam a eficiência e permitem uma tomada de decisão mais rápida.
À medida que a função financeira muda e avança para um papel muito mais estratégico, a automatização pode desempenhar um papel fundamental na eficiência financeira. A eliminação de tarefas administrativas através deste processo permite que estes profissionais possam assumir um novo papel mais ligado à estratégia da empresa.
E ao trabalhar com dados, poderão extrair informações de vital importância para a empresa. Essa agilidade vai possibilitar a antecipação de mudanças e, ao mesmo tempo, a tomada de decisões baseadas em dados e factos.
Fonte: APD Portugal