Irresistível. É assim que alguns especialistas estão a definir o mercado de trabalho para profissionais com conhecimentos de Inteligência Artificial (IA). E isso não é novidade. Desde que esta tecnologia surgiu, com o lançamento do ChatGPT em 2022, não se fala de outro assunto nas conversas corporativas.
A diferença é que agora as considerações sobre esta não são apenas opiniões pessoais; elas são respaldadas por estudos, que indicam que este é o sector mais promissor para quem sonha em subir no seu percurso profissional.
Um estudo da empresa de consultoria PwC revelou que a adopção da Inteligência Artificial no ambiente de trabalho pode levar a um aumento significativo nos salários dos profissionais. De acordo com o inquérito, os trabalhadores que utilizam a IA nas suas funções poderão ver os seus rendimentos aumentar até 25%.
A pesquisa salientou que as diferenças salariais entre os profissionais com competências em IA e os seus pares sem essas habilitações são especialmente acentuadas em alguns domínios específicos. Nos Estados Unidos, os advogados que dominam a IA podem obter um aumento salarial impressionante de 49% em comparação com os advogados que não possuem essas competências.
Do mesmo modo, os analistas financeiros com conhecimentos de Inteligência Artificial podem esperar um aumento salarial de 33% em comparação com os profissionais que desempenham funções semelhantes, mas sem uma especialização na área.
Benefícios vão além do salário
Embora o aumento salarial seja um dos benefícios mais atractivos de se especializar em IA, os ganhos vão muito além do aspecto financeiro. Não é à toa que é considerada a carreira com os melhores empregos do mundo.
O acesso a oportunidades de trabalho em sectores inovadores e em crescimento é uma das vantagens mais citadas pelos profissionais. Essas oportunidades costumam vir acompanhadas de maior autonomia, projectos desafiadores e a oportunidade de trabalhar em soluções tecnológicas de ponta.
Outra vantagem significativa é o desenvolvimento profissional contínuo. Trabalhar com IA exige uma actualização constante de conhecimentos e competências, o que estimula o crescimento pessoal e profissional. Este ambiente dinâmico também promove uma valiosa rede de contactos, facilitando a colaboração e o acesso a novas oportunidades.
Além disso, o domínio de IA pode oferecer flexibilidade no local de trabalho, com muitas empresas a oferecerem opções de trabalho remoto ou híbrido, que podem melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Fonte: Exame