O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), nesta quarta-feira, 2 de Outubro, durante a inauguração da respectiva sede provincial na cidade de Nampula, norte do País, para que promova a transparência, inovação, ética profissional e respeito aos pensionistas.
“Importa lembrar-vos que nunca devem baixar a guarda em relação ao trabalho guiado por valores como integridade, transparência, ética profissional e inovação”, afirmou o estadista, citado pela Agência de Informação de Moçambique, assinalando que o INSS tem o compromisso de bem servir e promover valores de transparência, mais respeito aos contribuintes, beneficiários e pensionistas.
O chefe do Estado destacou que o INSS pode fazer muito mais para melhorar as condições dos seus utentes que são os trabalhadores em idade activa, bem como aqueles que já terminaram a sua jornada e são aposentados. “O INSS está para Moçambique e para os Moçambicanos. Durante algum tempo, esta instituição parecia uma capoeira. Continuem a criar condições porque este é o banco dos trabalhadores”, frisou.
A delegação que o Presidente da República inaugurou, na presença da titular da pasta do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, e outras individualidades de nível central e provincial, foi implantada em mais de 800 metros quadrados na zona de expansão do bairro Muahivire.
As obras custaram aos cofres do Estado 149 milhões de meticais (2,4 milhões de dólares). Actualmente, na província de Nampula, o INSS tem 240 878 beneficiários, dos quais 9693 são pensionistas, 2545 trabalhadores por conta própria e 18 586 contribuintes.