Os principais índices europeus estão a caminho de uma abertura em terreno positivo, depois de esta terça-feira, 1 de Outubro, as principais praças terem descido ao vermelho, fortemente penalizadas pelo sector automóvel que perdeu mais de 4%. Os investidores deverão, esta terça-feira, estar atentos aos números da inflação de Setembro na Zona Euro.
Os futuros do Euro Stoxx 50 sobem 0,14%.
Na Ásia, as praças chinesas, de Hong Kong e da Coreia do Sul estiveram encerradas devido ao feriado, com o Japão, por isso, a concentrar a maior parte das atenções. O índice de referência chinês CSI 300 registou na segunda-feira, 30 de Setembro, o melhor dia desde 2008.
Depois de uma queda de 5% na segunda-feira, com a vitória inesperada de Shigeru Ishiba para primeiro-ministro e o anúncio de novas eleições em Outubro, o Nikkei acabou por subir 1,93%, com a ajuda de um iene mais fraco. Já o Topix somou 1,67%.
Ainda a influenciar a sessão asiática e europeia deverão estar comentários do presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Jerome Powell, que reiterou nesta segunda-feira que o corte de 50 pontos base dos juros directores, no passado dia 18 de Setembro, não deve ser interpretado como um sinal de que as próximas decisões do banco central serão igualmente agressivas.