A concessionária rodoviária do corredor de Maputo, Trans African Concessions (TRAC), está a realizar vários projectos de reabilitação e construção na Estrada Nacional Número Quatro (N4), que liga Gauteng, na África do Sul, a Maputo. Os trabalhos incluem melhorias estruturais e o alargamento de várias secções da estrada, com diferentes fases de conclusão previstas para os próximos três anos.
Segundo uma publicação do Engineering News, um dos projectos em destaque é a reabilitação do troço entre o cruzamento de Bossemanskraal e a fronteira de Mpumalanga. Este trabalho inclui a colocação de uma nova camada de asfalto e a construção de uma faixa de subida no sentido leste, com conclusão esperada para o final de Setembro.
A reabilitação da secção entre Wonderfontein e Belfast também está em andamento, com previsão de término em Dezembro. Já as obras no troço entre Alkmaar e Hall’s Gateway deverão ser concluídas em Janeiro, segundo o cronograma estabelecido.
Outro projecto que está em andamento é a melhoria da estrada entre Mataffin e Crocodile Valley, com uma nova camada de asfalto. Além disso, o cruzamento de Boschrand está a ser ampliado com novas faixas de rodagem, e as obras têm conclusão prevista para Outubro.
Por sua vez, a estrada que liga o cruzamento de Kaalrug ao portão do parque Kruger está a ser alargada para duas faixas de rodagem por sentido, com os trabalhos a terminarem em Outubro. Já entre o cruzamento de Tchumene e o Matola Mall, a estrada está a ser ampliada com vias de serviço, e as obras devem terminar em Dezembro.
Consta ainda da publicação do Engineering News que para além dos trabalhos actuais, estão planeados futuros projectos na N4. Entre eles está a modernização de Schoemanskloof, com conclusão prevista para Outubro de 2027, e a reabilitação do troço entre Hectorspruit e o posto fronteiriço de Lebombo, que será finalizado até Setembro de 2026.
Por fim, a estrada entre o posto fronteiriço de Ressano Garcia e o nó de ligação de Moamba também será reabilitada, com o término dos trabalhos previsto para Junho de 2027. Estas obras visam melhorar as condições de circulação e a segurança ao longo de um dos principais corredores rodoviários da região.