Cerca de trinta representantes de empresas de construção, nacionais e estrangeiras, realizaram recentemente uma visita técnica ao troço Gorongosa-Caia da Estrada Nacional Número Um (EN1), entre os quilómetros 84 e 168, na província de Sofala. A visita decorreu no âmbito do concurso público para a Fase I do projecto de reabilitação da EN1, que prevê intervenções em cinco troços, totalizando 508 quilómetros, de acordo com um comunicado.
O projecto, que faz parte de um programa estratégico de modernização das infra-estruturas rodoviárias do País, é financiado pelo Banco Mundial com um orçamento estimado em 29 mil milhões de meticais (400 milhões de dólares). O objectivo principal é melhorar a transitabilidade e a segurança rodoviária, além de promover a integração socioeconómica regional.
A visita técnica ao troço Gorongosa-Caia constitui um dos requisitos obrigatórios para os empreiteiros concorrentes. Esta iniciativa visou proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre as condições do terreno e a complexidade da obra, facilitando a preparação das propostas técnicas e financeiras.
Durante a visita, os empreiteiros analisaram potenciais fontes de materiais de construção, como câmaras de empréstimo de inertes, e outros aspectos técnicos essenciais para a execução da obra, conforme os parâmetros estabelecidos pelo estudo conceptual do projecto.
Em Agosto, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, anunciou oficialmente o lançamento do concurso público para a reabilitação da EN1. Na ocasião, o ministro sublinhou a necessidade de cumprir rigorosamente os requisitos técnicos e regulamentares, assegurando a qualidade e a durabilidade das obras.
No contexto deste concurso, foi realizado em Gorongosa um workshop intitulado “Programa de Estradas Seguras para a Integração Sócio-Económica (SRSEI)”, cujo objectivo foi fornecer informações detalhadas sobre os Contratos Baseados em Resultados e Desempenho (OPRC). O evento abordou os procedimentos técnicos e financeiros que os concorrentes devem seguir para garantir a conformidade com os padrões estabelecidos.
As propostas para a reabilitação do troço Gorongosa-Caia deverão ser submetidas até ao dia 1 de Novembro de 2024. O cumprimento dos requisitos técnicos será crucial na selecção dos empreiteiros vencedores. Até ao final deste ano, está previsto o lançamento de mais três lotes da Fase I do projecto.
Este projecto de reabilitação da EN1 é considerado fundamental para o desenvolvimento infra-estrutural do País, não só pela melhoria das condições rodoviárias, mas também pelo impacto positivo que terá na integração socioeconómica das regiões envolvidas.