O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) promoveu, na passada terça-feira (24), uma palestra sobre a protecção infantil na Escola Primária Estrela do Oriente, em Maputo, com o objectivo de consciencializar as crianças sobre a importância de se manterem vigilantes.
De acordo com um comunicado do banco, o evento foi organizado com o apoio do Conselho Municipal de Maputo (CMM) e do Gabinete de Atendimento da Mulher e Criança do Comando da PRM da Cidade de Maputo e marca o início de um conjunto de palestras que serão realizadas em diversas escolas da cidade, reforçando a mensagem de prevenção da violência contra os menores.
A escritora Lurdes Faife, que é também parceira do BCI no programa “Ler para Crescer”, reiterou a necessidade de as crianças estarem atentas e informadas sobre questões de segurança. “É fundamental que saibam como agir perante situações de risco. Devem também sentir-se seguras para compartilhar, seja o que for, com os mais adultos”, afirmou, durante a palestra.
Já a directora das Mediatecas do BCI, Carla Mamade, destacou que a iniciativa visa proteger as crianças e faz parte de um projecto mais amplo, que inclui a divulgação do livro “As Três Amigas e o Semáforo do Toque”, da autoria de Lurdes Faife. “Este livro educacional aborda a violência contra crianças e visa aumentar a consciencialização sobre a importância da sua protecção”, explicou.
A sessão contou ainda com a intervenção de Mariza Nhachungue, chefe de secção do Sector da Criança no Gabinete de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, que interagiu com os alunos, fornecendo orientações sobre como agir diante de uma ameaça. Nhachungue lembrou ainda os direitos e deveres das crianças, enfatizando a importância de um ambiente seguro e saudável para o seu desenvolvimento.
Segundo a nota de imprensa, o BCI reforçou o seu compromisso em continuar a apoiar causas relevantes para o bem-estar das comunidades.