O Governo de Moçambique afirmou na sexta-feira, 27 de Setembro, que o País tem condições para receber mais investimento turco em diversas áreas, salientando estar disponível para novas parcerias no sentido de impulsionar o desenvolvimento a todos os níveis.
Intervindo durante um encontro com o seu homólogo turco, Buranettihn Duran, em Nova Iorque, no Estados Unidos da América, à margem da 79.ª sessão da Organização das Nações Unidas (ONU), o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, reiterou que a cooperação entre as duas nações decorre “perfeitamente” havendo espaço para alargar as relações.
O governante sublinhou que na reunião, as partes avaliaram o estágio das actividades e dos projectos existentes, e, ao mesmo tempo, reconheceram que o País verificou melhorias do ambiente de negócios, tendo a Turquia manifestado solidariedade quanto às mudanças climáticas e ao terrorismo que afecta a província de Cabo Delgado.
“A cooperação está a decorrer perfeitamente, a todos os níveis, seja político, diplomático e comercial. Verificamos que houve um crescimento do investimento turco em Moçambique, assim como notamos que ainda há espaço para alargar as relações”, sustentou Gonçalves.
“A Turquia está interessada no mercado moçambicano, e estamos disponíveis para investir em áreas prioritárias. Temos empresas que já estão firmadas e desenvolvem as suas actividades no território, sobretudo no ramo do imobiliário. Pretendemos trabalhar em conjunto com o Governo e o sector privado local, por forma que alcancemos a industrialização sustentável do País”, frisou.
Na altura, Avni Aksoy lamentou o facto de o seu país não constar na lista dos países isentos do visto de entrada em Moçambique, salientando que a acção tem dificultado a chegada de mais empresários turcos. “Pedimos o alargamento do visto para que sejam feitos mais investimentos”, apelou.