As leguminosas são alimentos saudáveis, de alto valor nutricional, que possuem diversos benefícios para a saúde. Este grupo de alimentos de origem vegetal provém da cultura de grãos, como os feijões, a ervilha, a fava, o grão-de-bico, as lentilhas e o tremoço, por exemplo.
Confira abaixo os cinco motivos para incluir este vegetal no seu cardápio.
Versatilidade
As leguminosas podem ser utilizadas numa grande variedade de preparações, desde entradas, sopas, saladas, pratos principais e até sobremesas. Além das inúmeras receitas, as diversas formas disponíveis destes alimentos, como opções frescas, secas, em conserva ou enlatadas, facilita ainda mais o acesso e possibilidade de inclusão na rotina alimentar.
Proteína do reino vegetal
As proteínas representam cerca de 20 a 25% do peso total das leguminosas. Apesar de serem uma proteína de “baixo valor biológico”, ou seja, menos completa que as proteínas de origem animal, quando combinadas com cereais, como arroz e feijão, por exemplo, formam uma fonte de proteína nutricionalmente completa e extremamente importante na dieta de vegetarianos e veganos, mas não só.
Baixo impacto ambiental na produção
Quando comparada com a produção de carnes (suína, bovina e frango), a necessidade de água por cada quilo de alimento produzido é muito menor na produção de leguminosas. Além disso, a emissão de dióxido de carbono na produção também é significativamente inferior. O cultivo de leguminosas optimiza, ainda, o uso e fixação de certas substâncias e elementos no solo, o que promove o enriquecimento do mesmo e beneficia cultivos futuros.
Alto teor em fibra
Incluir leguminosas na alimentação significa, basicamente, contribuir para a saúde e funcionamento do seu intestino. Para pessoas que têm desconforto gastrointestinal que pode estar associado ao consumo de leguminosas, existem algumas estratégias de preparo que minimizam essa possibilidade, como deixar os grãos secos de molho antes de cozinhar.
Durante este processo, é importante trocar a água uma ou duas vezes e descartar o líquido de demolha antes de preparar o alimento. O ideal é que os grãos fiquem de molho por um longo período – de 6 a 24 horas. No caso das leguminosas enlatadas, os grãos devem ser enxaguados e a água descartada.
Vitaminas e minerais
As leguminosas são alimentos com características nutricionais extremamente relevantes para fases de desenvolvimento e crescimento. A presença de vitaminas do complexo B e de minerais como ferro, zinco, magnésio, potássio e fósforo são alguns dos destaques deste grupo de alimentos que pode ser consumido desde a introdução alimentar por bebés até à alimentação de pessoas idosas.
Fonte: Sapo