O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou um montante adicional de 73 milhões de dólares americanos para apoiar o desenvolvimento democrático nos países parceiros da iniciativa Democracia em Acção, que inclui a Zâmbia.
A administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, afirmou que o novo financiamento vai apoiar prioridades como a prestação de serviços públicos no Equador, no Maláui e na Zâmbia.
A responsável destacou, durante o evento Democracia em Acção, que parte do dinheiro irá também para países como a Moldávia e o Nepal para reforçar a governação democrática e a luta contra a corrupção.
O evento contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Zâmbia, Mulambo Haimbe, à margem da 79.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.
Entretanto, Samantha Power sublinhou que este apoio vai além dos programas que a organização está a realizar em vários sectores. Segundo a mesma, nos últimos meses, a USAID anunciou quase 6 milhões de dólares para apoiar sistemas democráticos inclusivos e a produção local sustentável de alimentos nos países parceiros.
Esta informação consta de um comunicado enviado à ZNBC News pelo primeiro secretário para a Imprensa e Relações Públicas da Missão Permanente da Zâmbia, Namatama Njekwa, junto das Nações Unidas.
Fonte: Zambia National Broadcasting Corporation