Os países africanos oferecem opções incríveis de turismo e diversão. Desde animais selvagens e vegetação intocada, o continente guarda uma beleza de tirar o fôlego.
A natureza ainda conta com centenas de quilómetros inexplorados pelo homem. Muitos turistas que visitam África procuram novas experiências de safari, para conhecer as belezas naturais e ter maior contacto com a natureza. Além disso, a diversidade de culturas faz dos países africanos lugares de contrastes, muito exóticos e com peculiaridades próprias.
O Blog Venturas listou sete países africanos que vale a pena explorar.
1. África do Sul
Um país de contrastes, este destino oferece a possibilidade de viver várias experiências num só lugar: visitar as praias e a natureza, conhecer o passado histórico nas cidades e viver momentos incríveis com animais selvagens em viagens de safari.
É considerado um país cosmopolita e, ao mesmo tempo, muito popular pelas suas atracções naturais. As principais cidades são a Cidade do Cabo e Joanesburgo. A primeira tem uma estrada – Chapman’s Peak – que leva ao famoso Cabo da Boa Esperança, onde é possível ver paisagens deslumbrantes e uma ampla vida selvagem. Já Joanesburgo conta com atracções incríveis, como mergulho com grandes tubarões brancos – considerados os animais marinhos mais perigosos do mundo – e passeios por belas regiões vinícolas.
Embora durante muitos anos tenha carregado a fama de ser um lugar perigoso e com alto índice de violência devido ao Apartheid, a situação mudou. Actualmente, o país recebe muito bem os visitantes. O passado da África do Sul é ainda muito lembrado e respeitado pela população. Pode mesmo visitar Robben Island, onde Nelson Mandela esteve preso durante 27 anos.
2. Marrocos
É considerado um dos países africanos mais visitados do continente. Isto deve-se à sua famosa beleza encantadora, à sua proximidade da Europa e ao facto de ser um ponto de ligação para companhias aéreas famosas. Marraquexe é a cidade mais visitada de Marrocos e é considerada a capital do turismo. A região tem medinas que parecem labirintos, mesquitas que guardam uma riqueza de arquitectura antiga com uma cultura única e o deserto que já faz parte das cidades.
Oferece também aos turistas um contacto directo com a religião e a cultura muçulmanas. A região tem um comércio bem desenvolvido e muitos mercados que vendem produtos como os tapetes tradicionais e o artesanato local.
A capital do país é Rabat, mas o seu turismo não é tão efervescente como o de Marraquexe. Outras cidades, como Tânger e Casablanca, são também destinos populares. Isto deve-se principalmente às lojas, que oferecem artigos electrónicos a preços atractivos, e às belas praias da região.
3. Tanzânia
É considerada um verdadeiro paraíso, com um vasto leque de opções turísticas para todos os gostos. Os principais destinos do país são o Monte Kilimanjaro e os famosos parques de Ngorongoro e Serengeti.
O Serengeti é considerado o parque mais antigo e mais popular do país. Com mais de 40 mil km², esta reserva natural alberga cerca de 35 espécies de grandes mamíferos e mais de 400 tipos de aves. A experiência de visitar estes locais e ver pessoalmente tudo o que só se vê nos documentários sobre a vida selvagem é indescritível.
Na Tanzânia encontra-se o famoso Monte Kilimanjaro – a montanha mais alta de África. É considerado o “tecto do continente” devido à sua altitude de cerca de 5895 metros. O país também possui um belo tesouro – a paradisíaca ilha de Zanzibar. O cenário é cercado pelas águas do oceano Índico, e o mar cristalino com os seus diferentes tons de azul e areia clara conquista todos os turistas que visitam o local.
4. Namíbia
É outro destino que possui belas atracções que mantêm a vibração da vida selvagem e da natureza intocada. O país tem uma grande mistura cultural e grupos étnicos variados.
A Namíbia abriga destinos como Sossusvlei, um berço de dunas douradas que atingem até 400 metros de altura e geram belos efeitos de sombra. Tem também o Fish River Canyon – o segundo maior Canyon do mundo. Outra atracção é um safari no Parque Nacional de Etosha. A vantagem é que o local costuma ser muito menos movimentado do que outros parques famosos, o que faz com que a experiência seja ainda mais intensa.
5. Quénia
Tem uma fauna composta pela savana e tornou-se famoso pelas suas actividades de safari. O país é o cenário perfeito para uma vida selvagem rica e paisagens encantadoras. A sua atracção mais famosa, que recebe turistas de todo o mundo, é o Parque Maasai Mara, destino da migração anual de vários animais como gnus, zebras e antílopes em busca de alimento.
O Quénia é também conhecido pelos seus projectos que visam a conservação das espécies selvagens e das rotas de migração destes animais. Apesar do turismo e das belas paisagens, uma questão muito discutida é o impacto social causado. O país ocupa o 128.º lugar no mundo em termos de Índice de Desenvolvimento Humano. Estima-se que mais de metade da sua população viva abaixo do limiar da pobreza.
6. Egipto
É o berço de uma das mais antigas civilizações do mundo. A sua cultura é ainda uma referência e respeitada em todo o universo. A cidade de Alexandria – Cairo, a capital do país e a maior cidade de África – e o famoso rio Nilo são locais muito procurados para visitar. O Egipto tem praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho. Este último é formado por recifes e corais coloridos e cercado por montanhas de beleza incomparável.
As pirâmides de Gizé, que guardam um rico património arquitectónico, histórico e cultural para todo o planeta, são também um local muito procurado pelos turistas.
7. Moçambique
Por último mas não menos importante, o nosso país também conta com vários destinos turísticos para os amantes da natureza. É famoso pelos seus mais de 2500 quilómetros de praias paradisíacas e pela sua culinária rica em frutos do mar.
Outra atracção popular que aqui se encontra é o Parque Nacional da Gorongosa, que oferece belas paisagens e uma grande variedade de animais, como elefantes, búfalos, aves exóticas, recifes de coral e outras espécies marinhas.