A Microsoft anunciou o lançamento da sua nova aplicação Windows, disponível para macOS, iOS e Android – nesta última plataforma o aplicativo ainda está em fase beta. O novo app unifica o acesso a serviços na nuvem como o Windows 365, o Azure Virtual Desktop e o Remote Desktop, substituindo as aplicações anteriormente utilizadas para estas funções.
Além de ser compatível com o Windows 10 e 11, o aplicativo também pode ser acessado por meio de navegadores. A novidade é voltada especialmente para pessoa que trabalha em casa ou em modo híbrido, permitindo o uso de máquinas virtuais, o que garante mais segurança do que usar computadores pessoais para acessar arquivos corporativos.
O lançamento do novo aplicativo do Windows acontece após quase um ano de testes e tem como objectivo unificar o gerenciamento e o acesso às máquinas virtuais no sistema operacional da Microsoft.
De acordo com o site Tecnoblog, no anúncio da nova aplicação, a Microsoft sublinha que esta permite aos utilizadores gerir e aceder a várias contas (e máquinas virtuais) a partir do mesmo local. Por exemplo, se o utilizador tiver acesso a uma conta de nuvem comum e a uma máquina virtual do Azure, pode aceder-lhes directamente a partir da aplicação Windows.
A aplicação suporta vários monitores e, permite ligar dispositivos USB e utilizá-los como se estivesse no Windows na nuvem. Os utilizadores podem utilizar webcams, HDDs/SSDs externos e até impressoras ligadas aos seus telemóveis. O app também integra automaticamente o Remote Desktop para usuários que já utiliza esse serviço.
Segundo o portal The Verge, o Windows App só funciona para contas empresariais e escolares da Microsoft. Para além do iPhone, os iPads também são compatíveis com a nova aplicação da big tech.






























































