O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) recebeu uma doação de 500 mil dólares da República da Coreia para assistência alimentar e nutricional às famílias afectadas pela seca na Namíbia.
Esta iniciativa de seis meses, com início em Outubro de 2024, prestará assistência crucial a 24 500 pessoas em risco de desnutrição nas regiões de Hardap (Namíbia) e Zambeze. Destas, nove mil pessoas em Hardap e 12 mil em Zambeze beneficiarão de cheques, enquanto 3500 crianças receberão refeições nutritivas através de cozinhas comunitárias.
Esta contribuição surge num momento crítico, uma vez que 1,4 milhão de namibianos enfrentam insegurança alimentar devido à seca induzida pelo fenómeno climático El Niño, de acordo com o relatório da Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (meio para classificar diferentes fases de situações de segurança alimentar) de Julho a Setembro de 2024.
O embaixador Kwang-jin Choi, da República da Coreia, sublinhou a importância da solidariedade e da acção rápida no combate à insegurança alimentar. A resposta de emergência do PAM à seca, apoiada por esta doação, visa aliviar a pobreza, aumentar a diversidade alimentar e estimular as economias locais, melhorando o poder de compra das famílias e apoiando os retalhistas locais.
Tiwonge Machiwenyika, director nacional do PAM, sublinhou o impacto do apoio contínuo da República da Coreia, que prestará assistência vital a agregados familiares vulneráveis, em especial os chefiados por mulheres e idosos. Este esforço ajudará as populações em risco a satisfazer as suas necessidades nutricionais e a evitar estratégias de sobrevivência prejudiciais durante este período difícil.
Fonte: Further Africa