O Governo depositou nesta quarta-feira, 25 de Setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), um documento de ratificação da Convenção para a Eliminação de Actos de Terrorismo Nuclear.
O acto marca a adesão formal de Moçambique ao instrumento, tornando-se no 125.º Estado-parte da Convenção, segundo avançou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, citado pela Rádio Moçambique.
De acordo com o dirigente, à luz do instrumento, os países comprometem-se a abster-se de levar a cabo qualquer acção destinada a organizar, financiar e incitar o cometimento de crimes relacionados com o terrorismo.
“Foram concluídos todos os passos, por isso, anunciamos que o instrumento já foi depositado e, com base no mesmo, iremos cooperar e trabalhar em termos judiciais e policiais com todos os países para combater os crimes que podem colocar em causa a segurança da humanidade”, justificou.
O governante recordou que a Convenção foi concluída a 13 de Abril de 2005, tendo sido aberta à assinatura a 14 de Setembro do mesmo ano e entrado em vigor a 7 de Julho de 2007. Moçambique assinou o instrumento em 2006.