Um seguro agrícola é um serviço que oferece aos produtores rurais protecção contra perdas causadas por fenómenos climáticos e adversidades que afectam as suas culturas.
Existem diferentes tipos de seguros agrícolas, cada um com as suas próprias regras:
Seguro de Custos
O Limite Máximo de Indemnização (LMI) é calculado em função dos custos incorridos com a manutenção da cultura segurada. Se a produção não atingir o valor garantido na apólice, o seguro paga para ajudar a cobrir os custos, evitando perdas financeiras.
Por outras palavras, se algum imprevisto acabar por provocar uma produção inferior à esperada, o agricultor terá a possibilidade de recorrer ao seguro.
Seguro de produção
O LMI é definido tendo em conta a quantidade de colheita prevista e o preço acordado no momento da contratação para cada unidade de produto a cultivar. Este preço permanecerá o mesmo em caso de necessidade de indemnização.
Seguro de rendimento
Neste tipo de seguro, o LMI é calculado com base no dinheiro que se espera ganhar com a colheita, tendo em conta a quantidade de produtos esperados, o preço previamente acordado e o nível de protecção contratado.
Se, na altura da colheita, a quantidade de produtos obtidos ou o preço de mercado for inferior ao montante garantido na apólice, receberá uma indemnização.
Seguro de Índices Climáticos (Paramétrico)
O LMI é calculado com base no valor que o cliente espera obter da sua produção agrícola. Este seguro é personalizado de acordo com as necessidades específicas do cliente, tendo em conta as variações climáticas como a temperatura e a pluviosidade.
O cliente e a seguradora definem em conjunto os pormenores, como os índices e o período de cobertura, e os resultados são verificados com base em informações meteorológicas públicas.
Fonte: Universo AgroGalaxy