Também conhecido como financiamento misto, o matchfunding é o nome dado às contribuições feitas directamente para uma organização, através da combinação de doações entre uma empresa financiadora e uma comunidade de apoiantes.
O matchfunding é, na verdade, um tipo de crowdfunding. A diferença para o formato tradicional é o “match”, que significa nesse caso algo como “combinação”. Ou seja, o termo matchfunding vem da junção das palavras em inglês match (combinação) e funding (financiamento), e em português optou-se pela tradução livre que é financiamento misto.
Funciona da seguinte forma: para cada valor doado por uma pessoa “comum”, os apoiantes e parceiros da organização responsável pela campanha, que podem ser empresas, fundações, fundos de impacto etc., comprometem-se a doar um valor igual, ou em alguns casos até o dobro.
Em resumo, o matchfunding é como se um fosse um financiamento colectivo normal, porém, parte dos recursos arrecadados vem de pessoas físicas e uma outra parte (20%, 30%, 50%, 80%, ou qualquer outra percentagem) vem da instituição financiadora, que aporta recursos para potencializar o investimento obtido junto da sociedade civil.
Como funciona, na prática?
No matchfunding, o criador do projecto publica uma campanha de arrecadação e o público divide-se em dois tipos de investidores:
- Apoiantes da comunidade civil: pessoas comuns que são comovidas pela causa e realizam doações. Geralmente chegam ao projecto de forma orgânica;
- Investidor parceiro: pessoa jurídica com maior potência de investimento financeiro, pode ser uma empresa, instituto ou até mesmo o poder público.
O que define o matchfunding é a reunião de dois públicos para tornar real uma ideia. E isso pode acontecer por meio de uma plataforma de financiamento colectivo ou por editais promovidos pela iniciativa pública.
O Financiamento Misto é, portanto, óptimo para:
- O realizador que recebe um impulso a mais para além da sociedade civil ao somar financiadores de maior porte;
- O projecto que atinge as suas metas com mais velocidade e tem mais chances de ser realizado;
- O patrocinador que ajuda a tirar projectos relevantes do papel com a ajuda da inteligência colectiva.
Fonte: Apoia.se