No ambiente de trabalho actual, o stress é um companheiro constante para muitos profissionais. A pressão por resultados, prazos apertados e a necessidade de conciliar responsabilidades pessoais e profissionais podem gerar um desgaste mental e físico significativo.
No entanto, existem maneiras eficazes de gerenciar esse stress, ferramentas que muitas vezes são desconhecidas ou subutilizadas, mas que têm o potencial de transformar a forma como lida com os desafios diários.
Confira algumas das estratégias que podem ajudar a manter a saúde mental no trabalho:
Regra dos 90 segundos
Da próxima vez que se sentir stressado ou ansioso, olhe para o ponteiro dos segundos de um relógio. Assim, estará a observar-se a si mesmo tendo uma reacção fisiológica em vez de se envolver nela. Leva menos de 90 segundos para se sentir melhor.
Ferramenta 10-10-10
Esse método ajuda a evitar reacções impulsivas e a considerar as consequências de longo prazo das situações stressantes em vez de se focar apenas no curto prazo. Considere que o stress é apenas temporário, então, antes de perder a calma, pergunte-se: como se sentirá sobre a sua reacção em dez minutos, dez meses e dez anos?
Regra 3-3-3
Um: ouça por um minuto. Preste atenção a três sons que escuta ao seu redor. Com os olhos fechados, pode ouvir ruídos ambientes, como um trovão, o som do trânsito ou vozes distantes, ou o som imediato de um ar condicionado ou do seu próprio estômago.
Dois: observe por um minuto. Nomeie três objectos que pode ver ao seu redor. Tire um tempo para notar as suas formas, cores e quaisquer outros detalhes.
Três: toque por um minuto. Note três objectos que pode tocar e perceba como cada um deles entra em contacto com a sua pele. Pode passar a mão sobre a cadeira na sua estação de trabalho, em objectos na sua mesa ou no ecrã para que está a olhar. Observe se a textura de cada objecto é lisa ou áspera, quente ou fria, pesada ou leve.
Triple-A (Três A)
O primeiro passo nesta regra é a consciência (awareness, em inglês) de que está num estado de preocupação, raiva ou frustração.
O segundo passo é permitir (allow) o sentimento desagradável, em vez de afastá-lo, ignorá-lo ou atropelá-lo. Pode tentar mantê-lo à distância e observá-lo imparcialmente como uma parte separada de si. Pense nisso como pensaria ao observar uma mancha na sua mão e ficar curioso sobre de onde ela veio.
O terceiro passo é reconhecer (acknowledge) o sentimento. Este simples reconhecimento relaxa a sua reacção em situações sobre as quais não tem controlo.
A ferramenta dos Três A permite que enfrente a dificuldade com mais clareza e facilidade. Uma vez que desenvolve a habilidade de se separar do sentimento, percebe que não precisa de reagir todas as vezes que se sentir provocado.
Respiração em caixa
Esta prática pode acalmá-lo rapidamente quando é repentinamente atingido por uma situação ansiosa ou stressante. Ela activa a sua resposta de descanso e digestão (ou sistema nervoso parassimpático) e atenua a sua resposta de luta ou fuga (ou sistema nervoso simpático).
Para colocar a técnica em prática, respire profundamente pelo nariz contando até quatro. Depois, segure a respiração, mantendo os pulmões cheios, por quatro segundos. Expire lentamente por quatro segundos. Por fim, mantenha os pulmões vazios por quatro segundos. Repita o exercício mais três vezes, totalizando quatro respirações.
Proporção três-para-um
São necessários três pensamentos positivos para compensar um pensamento negativo. Quando a negatividade é deixada por conta própria, fica mais propenso a armazenar uma memória stressante do que uma positiva após apenas um episódio.
Pesquisas mostram que para cada experiência negativa e stressante que a pessoa vive, é necessário experimentar pelo menos três situações positivas. Cada vez que tiver um pensamento negativo causado pelo stress no trabalho, afaste-se, pense no todo e nomeie três experiências positivas.
Reafirme os seus talentos e capacidades que compensam o que falta. Lembre-se dos sucessos da sua carreira e por que está neste trabalho, em primeiro lugar. Conhecida pelos cientistas como o efeito de ampliação e construção, esta estratégia expande a sua visão de mundo para que possa assimilar mais possibilidades e soluções do que problemas.
Fonte: Forbes Brasil