O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 129,71 milhões de dólares à Tanzânia para a implementação de um programa agroindustrial centrado nos jovens.
O empréstimo financiará a primeira fase do programa ‘Construir um Futuro Melhor: Iniciativas para o Agronegócio dos Jovens’, que visa criar oportunidades de negócio e emprego para os jovens em sectores agrícolas fundamentais.
O custo total do projecto está estimado em 241,27 milhões de dólares. Para além do empréstimo do BAD, que cobre 53,76% do valor, o pacote de financiamento inclui subvenções de 1,15 milhões de dólares do Fundo Fiduciário de Cooperação Económica Coreia-África e 210 mil dólares da empresa de sementes de legumes tropicais East-West Seed.
O Governo da Tanzânia contribuirá com 110,41 milhões de dólares, o que representa 45,76% do total.
Patricia Laverley, representante do Banco na Tanzânia, afirmou que “espera-se que este projecto incube e capacite aproximadamente 11 mil ’empresários agrícolas’, incluindo pelo menos seis mil jovens proprietários de empresas agrícolas”.
A responsável acrescentou ainda que o programa facilitará o acesso ao financiamento a mais 2500 jovens já envolvidos no agronegócio, mas que não têm acesso a empréstimos comerciais. “Esperamos que cada agroindústria gerida por um jovem empregue uma média de cinco trabalhadores”, frisou.
Entretanto, o projecto implementará estratégias de sensibilização e gestão do conhecimento utilizando tecnologias de informação e comunicação orientadas para os jovens. Também fornecerá formação e apoio à incubação e aceleração de empresas agroalimentares, com especial incidência no recrutamento de candidatas do sexo feminino.
As tecnologias digitais, incluindo a tecnologia de satélite e a inteligência artificial, serão utilizadas para melhorar a produtividade agrícola e os processos de tomada de decisão das cooperativas de jovens agricultores.
Até 30 de Junho de 2024, o BAD tinha aprovado 25 projectos naquele país, com um compromisso total de 3,48 mil milhões de dólares.
Fonte: Banco Africano de Desenvolvimento