O Centro África – instituição multidisciplinar sem fins lucrativos – e o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) anunciaram o lançamento do Centro da Diáspora Africana do Afreximbank (AADC, da sigla em inglês), uma iniciativa pioneira que faz a ponte entre o continente africano e a sua diáspora global.
O AADC funcionará como uma porta de entrada vital, ligando africanos e pessoas de ascendência africana em todo o mundo, melhorando a troca de informações e facilitando o acesso a oportunidades económicas no continente e não só. Este esforço tem por objectivo beneficiar todos os africanos, independentemente da sua localização geográfica, criando laços mais fortes entre África e a diáspora.
O lançamento oficial do CDAA teve lugar na segunda-feira (23) de Setembro de 2024, durante o Fórum África do Futuro no Centro África em Nova Iorque. O evento destacou a forma como ambas as instituições estão a colaborar para dar forma a debates críticos sobre o papel do continente no panorama global.
A Diáspora Africana fornecerá uma plataforma para um diálogo progressivo, impactante e transformador, promovendo o envolvimento colectivo que beneficia o desenvolvimento de África.
Entretanto, o director-executivo do Centro de África, Uzodinma Iweala, sublinhou a importância deste lançamento, observando a forma como se alinha com a missão do Centro de África de ligar as ideias e as pessoas de África ao mundo.
O presidente do Afreximbank, Bennedict Oramah, salientou a importância de aprofundar os compromissos socioeconómicos entre a África e a sua diáspora e o papel do CDAA na transformação da situação dos africanos em todo o mundo.
Fonte: Further Africa