A Alef Aeronautics, empresa emergente no sector dos veículos voadores, anunciou um acordo com as empresas Pucara Aero e MYC para o fabrico do Model A, o seu primeiro carro voador. As duas empresas, que já fornecem peças de qualidade aeronáutica a gigantes como a Airbus e a Boeing, produzirão peças estruturais, motores, sistemas eléctricos, hidráulicos e aviónicos para o carro voador.
“Com um número crescente de pré-encomendas e cada vez mais perto do projecto final, a Alef começou a assinar acordos para preparar o fabrico em massa do nosso Model A. A segurança é a nossa prioridade número um, por isso escolhemos a Pucara Aero e a MYC pelo seu registo impecável de segurança e conformidade com as principais autoridades de aviação”, afirmou o CEO da Alef, Jim.
O Model A é um carro voador do tipo eVTOL (aeronave de pouso e descolagem vertical) dotado de oito motores e 100% eléctrico. O projecto segue os princípios do “disco-voador” mostrado recentemente pelos chineses da Shenzhen, mas com um visual mais tradicional, como o de um “carro normal”.
“Foi concebido para conduzir na rua, descolar verticalmente quando necessário e voar acima do tráfego. Estamos a construir a solução para os problemas do congestionamento moderno”, disse a empresa.
De acordo com o site Canaltech, para além de ser totalmente eléctrico e de ter oito motores, o Alef Model A tem outras especificações interessantes. O primeiro carro voador eléctrico certificado nos Estados Unidos também pode ser conduzido no trânsito normal, mas em terra firme, o seu desempenho está bem abaixo do que se possa imaginar.
Segundo a empresa, o veículo tem uma excelente autonomia por carga, sendo capaz de percorrer até 322 quilómetros por ciclo.
Mas a velocidade máxima atingida em terra é de apenas 38 quilómetros por hora – baixa, mesmo para os padrões da Mobylette. Se o condutor precisar de mais velocidade, tudo o que tem a fazer é descolar. No modo aéreo, o ciclo é de até 177 quilómetros.
O Model A pode mover-se em todas as direcções (para cima, para baixo, para a frente, para trás, para a esquerda e para a direita) quando em voo, e tem características de segurança normalmente encontradas nos drones modernos, como um sistema de estabilização de voo, um sistema de detecção e desvio de objectos e muito mais.
De acordo com a empresa, não haverá problemas de maior, uma vez que o Alef Model A sairá da fábrica equipado com pára-quedas balístico, uma característica de segurança também encontrada em pequenos aviões como o Cirrus SR22.
Previsto para chegar ao mercado em 2025, o Alef Model A tem duas categorias de participação na pré-venda: a geral custa 150 dólares (9480 meticais) e a prioritária cobra 1500 dólares (94,8 mil meticais).
Além do Model A, Alef também planeia um segundo projecto mais acessível, conhecido como Model Z, que deve custar 35 mil dólares (2,2 milhões de meticais), ainda sem data de lançamento.