A AutoAgroMachines, uma startup especializada em máquinas inteligentes e autónomas, anunciou o lançamento de um robot autónomo chamado Forest.Bot, que promete melhorar o plantio de mudas em larga escala.
O projecto foi desenvolvido com Inteligência Artificial (IA) e promete ser capaz de plantar até 1800 mudas por hora. A expectativa da empresa é atender principalmente a silvicultura, ou seja, a gestão, conservação e recuperação de florestas, inclusive as comerciais, onde se extrai madeira para celulose ou seiva para a indústria química, por exemplo.
“Como a minha formação é em programação de sistemas, procurei uma solução tecnológica para os problemas no campo, como realizar o plantio correcto de mudas e em menos tempo, com uma melhor gestão de toda a área”, explica Marcello Guimarães, CEO e fundador da AutoAgroMachines.
Desenvolvido em parceria com a fabricante de máquinas agrícolas Incomagri, o Forest.Bot passou por nove protótipos até chegar à sua versão final. Dotado de um sistema inteligente, o robot monitora a qualidade do plantio em tempo real e gera um mapa com informações detalhadas sobre cada árvore plantada.
De acordo com a empresa, o robot está em fase final de testes e tem atraído a atenção de players do sector, como Eldorado e Suzano, devido à prometida capacidade de plantio e eficiência.
A sua estrutura possui um sistema de plantio deslizante, que permite que o bico que insere a muda no solo permaneça parado na terra enquanto a máquina se movimenta. Segundo a empresa, o mecanismo evita que o bico arraste a muda pelo chão, causando falhas na hora de encaixar a muda perpendicularmente ao céu e exigindo o ajuste manual posteriormente.
O custo inicial do robot é de 2,98 milhões reais (35 milhões de meticais), e a AutoAgroMáquinas planea comercializar até 6500 unidades nos próximos dez anos.
Fonte: IT Forum