Para os apreciadores de vinho tinto, a uva primitivo, originária da região italiana, oferece uma experiência rica e marcante. Conhecida pela sua capacidade de criar vinhos encorpados e com aromas intensos, esta uva tem vindo a afirmar-se no mundo do vinho.
O site G1 listou cinco rótulos de primitivo. Confira abaixo.
Luccarelli Primitivo Puglia IGP
Apresenta aromas de frutas escuras (ameixa e cereja), ervas finas (alecrim) e notas de baunilha. Na boca é seco, de corpo médio, com boa acidez, taninos suaves e um final persistente. Está também disponível na versão Magnum (1,5 litros) e é ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas com molhos intensos e queijos curados.

Corbelli Primitivo IGT Puglia
Tem aromas frutados com notas de alcaçuz. No paladar, é encorpado e tem taninos marcados. Excelente por si só, mas também acompanha muito bem a charcutaria.

Campo Marina Primitivo di Manduria
Aromas de frutos pretos, cacau e baunilha. Na boca é seco, medianamente encorpado, com boa acidez, taninos finos e um final equilibrado. Estágio de oito a dez meses em barricas de carvalho francês e americano de segunda utilização. Ideal para acompanhar carnes vermelhas (cordeiro), carnes de caça, massas e queijos curados.

Luccarelli Signature Collection Primitivo di Manduria
Apresenta aromas intensos de cerejas e amoras, com notas de tabaco e menta. No paladar, apresenta notas de cacau e café, é complexo, com excelente estrutura e persistência. Amadurecido durante 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, acompanha muito bem massas com molhos de carne, carnes de caça e queijos curados.

Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP
Tem aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Na boca é aveludado, com taninos finos e suaves, um toque de baunilha e café. Amadurece em barricas de carvalho francês e americano de primeiro e segundo uso durante 12 meses. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e pratos com especiarias fortes.
































































