Em África, o comércio interno funciona como um catalisador para o progresso do continente, para além de ser vital para a sua economia. A integração regional desempenha um papel importante na promoção da estabilidade política, da paz e da segurança em toda a África. O comércio tem um poder único para colmatar as lacunas e desenvolver a interdependência entre as nações africanas.
O comércio intra-africano promove a integração regional ao fomentar a colaboração entre os países africanos, resultando na criação de infra-estruturas comuns, regras harmonizadas e na eliminação de obstáculos ao comércio.
Iniciativas como a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) são fundamentais a este respeito. A ZCLCA pretende criar um mercado único para produtos e serviços que abranja 54 países africanos, tornando-a a maior zona de comércio livre do mundo em termos de países membros.
De acordo com o African Trade Report 2024; Climate Implications of the AfCFTA Implementation, do Afreximbank, o comércio em África cresceu para 192,2 mil milhões de dólares em 2023, um aumento de 3,2% em relação ao impressionante crescimento de 10,9% em 2022. O comércio interafricano mostrou uma resistência impressionante face a um abrandamento da economia global e aos obstáculos significativos encontrados por vários países.
Além disso, a percentagem de África em todo o comércio intra-continental aumentou para 14,9 %, contra 13,6 % em 2022.
Este padrão ascendente é o resultado de iniciativas de cooperação tomadas por países de todo o continente, como a implementação em curso da ZCLCA, com o objectivo de promover o comércio dentro de África.
“No entanto, os números agregados escondem disparidades regionais significativas. Com a notável taxa de crescimento de 41,1% no seu comércio com os países vizinhos, a África Austral reforçou a sua posição como o principal motor do comércio intra-africano em 2023”, lê-se no relatório.
“A África Ocidental também solidificou a sua posição como a segunda maior sub-região comercial intra-africana, representando 25,7% do total do comércio intra-africano. A África Oriental emergiu como a terceira maior sub-região de comércio intra-africano, contribuindo com 14,1%. A África do Norte e Central representaram cerca de 12,4% e 6,6%, respectivamente, do total do comércio intra-africano”, acrescenta.
Assim, apresentamos os dez países africanos com as maiores exportações intra-africanas.
Fonte: Business Insider Africa