O crédito dos bancos à economia cresceu em Julho, pelo terceiro mês consecutivo, chegando aos 247,7 mil milhões de meticais (3,8 mil milhões de dólares), o valor mais alto desde o início deste ano.
Dados estatísticos do Banco de Moçambique (BdM) explicaram que este desempenho representa um aumento de 1% face ao volume de crédito à economia concedido pela banca no mês de Junho, que se cifrou então em 245,3 mil milhões de meticais.
O banco central fez saber que o crédito a particulares continua a liderar e está a crescer desde o início do ano, e que, no período em análise, fixou-se nos 94,5 mil milhões de meticais (1,4 mil milhões de dólares), também o valor mais alto em pelo menos um ano.
“No sector dos transportes e comunicações, o total de crédito concedido pela banca caiu ligeiramente para 26 mil milhões de meticais, na indústria transformadora, aumentou para 25,2 mil milhões de meticais e no comércio situou-se nos 24,6 mil milhões de meticais”, clarificou.
Dados do banco central indicam que funcionam em Moçambique 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito.