O Access Bank Moçambique assinou um memorando de entendimento com a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), reforçando o seu compromisso com a dinamização da economia nacional. O acordo, válido por cinco anos, visa garantir o financiamento sustentável dos municípios, apoiando projectos de desenvolvimento e oferecendo soluções financeiras inovadoras para responder às necessidades municipais de forma eficiente.
Segundo um comunicado da empresa, através de iniciativas coordenadas com a ANAMM, o banco vai garantir maior segurança nas transacções comerciais, tanto a nível nacional como internacional, mitigando os riscos associados ao incumprimento dos prazos de pagamento de serviços e bens.
“O Access Bank vai disponibilizar um conjunto de soluções e serviços associados à banca digital que podem ser conectados às diferentes plataformas tecnológicas que estão a ser desenvolvidas pela ANAMM”, disse o director da Banca de Empresas, Tarcisio Mahanhe. “Estas inovações têm como objectivo aumentar a eficiência dos municípios na gestão dos seus recursos, reforçando o seu impacto positivo junto da população”, acrescentou.
Ao longo dos últimos anos, “o Access Bank tem reforçado a sua posição como parceiro estratégico no desenvolvimento económico e social de Moçambique. Esta nova colaboração com a ANAMM representa mais um passo na transformação dos municípios em entidades financeiramente autónomas, capazes de liderar o seu próprio progresso”.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Directrivo da ANAMM, João Ferreira, agradeceu a parceria e destacou as vantagens do acordo. “A diversidade de produtos e serviços disponibilizados aos municípios pelo Access Bank vai permitir o acesso a uma variedade de soluções de investimento e de apoio à tesouraria das autarquias, bem como abrir uma janela de oportunidade de acesso ao crédito para os funcionários municipais”, referiu o responsável.
A parceria entre o banco e a ANAMM insere-se no plano mais alargado do Access Bank de contribuir para o progresso de Moçambique. O banco já implementou um conjunto de iniciativas de impacto como o apoio às pequenas e médias empresas, em que oferece linhas de crédito acessíveis e programas de formação financeira, e o investimento no empreendedorismo jovem e apoio a projectos de construção e apetrechamento de infra-estruturas essenciais, como escolas e centros de saúde, sobretudo em zonas desfavorecidas. Estas são iniciativas que “o banco vai continuar a implementar e que estão em linha com o seu forte compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades”, disse Marco Abalroado, administrador-delegado do Access Bank Moçambique.