O crowdfunding, também conhecido como financiamento colectivo, consiste em angariar pequenas quantias de dinheiro junto de um grande número de indivíduos para financiar um novo projecto empresarial.
Existem diferentes modelos de crowdfunding, que variam de acordo com a contribuição dos apoiantes. Podem ir de doações até investimentos que envolvam participação nos lucros do projecto.
Recompensas
Neste modelo, os apoiantes contribuem financeiramente em troca de benefícios não financeiros, como produtos exclusivos, experiências, agradecimentos especiais, acesso antecipado ao produto/serviço e outras vantagens.
O modelo engaja os apoiantes e cria um senso de comunidade, mas garantir a entrega das recompensas sem comprometer os custos do projecto pode ser um desafio.
Doações
Este tipo de crowdfunding é baseado em contribuições altruístas, onde os apoiantes oferecem doações sem esperar recompensas materiais ou financeiras em troca.
As doações fortalecem a missão social ou filantrópica do projecto, mas costumam funcionar melhor para causas sociais, enquanto as empresas encontram mais dificuldades para atrair doadores sem oferecer recompensas tangíveis.
Empréstimos
Também conhecido como peer-to-peer lending, o crowdfunding por empréstimos envolve contribuições financeiras com a expectativa de reembolso do valor investido, geralmente com juros.
Esta opção apresenta um potencial retorno financeiro que estimula os investidores, e as empresas que optam pelo modelo devem ter cuidado para calcular todos os valores envolvidos.
Equity crowdfunding
O equity crowdfunding, que pode ser traduzido como financiamento colectivo de capitais, é um tipo de crowdfunding onde os apoiantes investem financeiramente num projecto em troca de participação accionista na empresa ou nos lucros da iniciativa.
É uma opção que oferece a oportunidade de investir em empresas em fase inicial, mas requer regulamentações específicas e uma estrutura legal para proteger os investidores.
Crédito colaborativo
Este é um modelo de financiamento baseado na colaboração entre as empresas e os seus clientes, onde os próprios consumidores contribuem com o financiamento do negócio em troca de benefícios, descontos ou recompensas futuras.
Fortalece o relacionamento ’empresa – cliente’, mas é preciso garantir que os benefícios oferecidos sejam atractivos o bastante para engajar os consumidores.
Fonte: Aevo