O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de ventos com rajadas de até 70 quilómetros por hora e agitação marítima com ondas que poderão atingir cinco metros de altura, informou a RM.
O fenómeno está previsto para ocorrer entre o final do dia de hoje (19) e 20 de Setembro, afectando, sobretudo, as áreas costeiras do Sul de Moçambique.
De acordo com um comunicado, o INAM alerta que as condições meteorológicas adversas poderão afectar a navegação marítima, devido à altura significativa das ondas e à força dos ventos. O fenómeno climático será mais intenso nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, regiões onde se esperam rajadas de vento que podem atingir os 60 quilómetros por hora.
Diante deste cenário, o INAM recomenda a adopção de medidas de precaução e segurança, tanto para as comunidades que vivem nas zonas costeiras como para os operadores de embarcações e pescadores que utilizam o mar para suas actividades. O Instituto destaca a importância de monitorizar os avisos meteorológicos e de evitar actividades de risco nas áreas mais expostas ao vento e à agitação marítima.
O INAM continuará a acompanhar a evolução das condições atmosféricas e a divulgar actualizações à medida que se aproximarem as datas previstas para a ocorrência do fenómeno, refere a fonte.