A taxa de inflação da África do Sul caiu mais do que o esperado no mês de Agosto para o seu nível mais baixo desde Abril de 2021, mostraram dados esta quarta-feira (18), reforçando as expectativas de que o banco central cortará as taxas de juro esta semana.
A inflação geral no consumidor desceu de 4,6% em Julho para 4,4% em termos anuais, um pouco abaixo do ponto médio de 4,5% do intervalo de objectivos do Banco da Reserva da África do Sul, que é o nível de inflação desejado.
A mediana das previsões dos analistas consultados pela Reuters apontava para uma leitura de 4,5%. “A mesa está posta para o início do ciclo de redução das taxas de juro”, afirmou o economista independente Elize Kruger.
A diminuição das pressões sobre os preços dos transportes, habitação, restaurantes e hóteis contribuiu para a descida da inflação em Agosto, segundo dados do Instituto de Estatística da África do Sul.
No entanto, a inflação dos produtos alimentares subiu para 4,7% em termos anuais, contra 4,5% em Julho, invertendo uma tendência de descida de oito meses. Os números reforçaram as expectativas de que o banco central irá reduzir as taxas de juro na quinta-feira, pela primeira vez em mais de quatro anos.
Mesmo antes da divulgação dos dados relativos à inflação de Agosto, os economistas inquiridos pela Reuters previam que o banco central reduziria a sua principal taxa de juro, em 25 pontos de base.
Fonte: Reuters