A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique fez saber que duas empresas do Qatar manifestaram interesse em fazer novos investimentos no País. Trata-se da Qatar Polymer (fabricante e exportadora de produtos de tecido de polipropileno) e da BALADNA (maior produtora de alimentos e lacticínios do Qatar).
No âmbito da missão empresarial, a CTA rubricou, em Doha, um memorando de entendimento com a Qatar Polymer, que visa, entre outros objectivos, o estabelecimento da empresa em Moçambique. A Confederação salientou que os gestores da mesma visitarão o País em Novembro.
A Qatar Polymer foi fundada em 1999 e tem uma capacidade de produção instalada de 12 mil toneladas métricas por ano. É detida por um dos maiores grupos empresariais do Qatar a Al Dolaimi Holding e tem 400 funcionários.
Por sua vez, a BALADNA demonstrou a intenção de investir no sector da agricultura, mais concretamente na produção de alfafa. Para o efeito, estão em curso as negociações para que, em breve, os responsáveis visitem o território nacional.
A missão empresarial, que teve início no dia 14 de Setembro, foi organizada pela CTA, em parceria com a Embaixada de Moçambique no Qatar, a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de Moçambique (APIEX), a Câmara de Comércio e Indústria do Qatar (QCCI) e o Qatar Financial Centre (QFC).