O crowdfunding, também conhecido como financiamento colectivo, é uma estratégia de captação de recursos que reúne um grande número de indivíduos – os chamados “apoiantes” ou “contribuintes” – que vão financiar projectos, ideias ou empreendimentos por meio de doações, investimentos ou empréstimos.
O mais comum é que instituições ou indivíduos utilizem essa estratégia para ajudar alguma causa, financiar um projecto criativo, lançar um produto ou iniciar uma startup.
Como funciona o Crowdfunding
O modelo de financiamento colectivo é aplicável a uma ampla gama de iniciativas, como projectos artísticos, culturais, sociais, empreendimentos tecnológicos, startups, projectos filantrópicos, entre outros. A diversidade de projectos abrange desde a produção de filmes e músicas até o lançamento de novos produtos e serviços, permitindo que ideias inovadoras ou empreendimentos promissores recebam apoio financeiro do público.
As pessoas envolvidas podem ser admiradoras de quem está por trás do projecto, apoiantes de uma causa social, ou até mesmo consumidoras que desejam contribuir mais activamente na criação de novos produtos.
Esse modelo de captação de recursos costuma ocorrer por meio de plataformas online dedicadas, onde os criadores de projectos apresentam as suas propostas, descrevendo as suas ideias e objectivos. Também podem oferecer recompensas ou benefícios aos contribuintes, dependendo do modelo de crowdfunding escolhido.
Acesso antecipado ao produto, versões premium, eventos exclusivos e até mesmo premiações tradicionais em dinheiro e itens de alto valor são opções que estimulam a participação.
Brindes associados à empresa ou causa, e até mesmo participação nos lucros da iniciativa, também são utilizados em alguns projectos de crowdfunding.
Além da arrecadação de fundos, o crowdfunding constrói uma comunidade em torno do projecto, tornando os apoiantes parte integrante do processo de criação e do sucesso da iniciativa.
Fonte: Aevo