A Deccan Gold Moçambique LDA, subsidiária indirecta da Deccan Gold Mines Ltd., anunciou a sua primeira exportação de minério de lítio para a China, marcando um passo significativo na expansão das operações da empresa no País. A exportação inicial, composta por 150 toneladas de minério com teor de 2,5% de Li2O, foi enviada de uma das áreas licenciadas da empresa no País, reforçando o papel de Moçambique como fornecedor estratégico de minerais essenciais para a indústria global, segundo informou o portal CNBCTV18
“A exportação inaugural representa um momento crucial para a Deccan Gold Mines, à medida que expandimos as nossas operações para satisfazer a crescente procura global de lítio, um componente fundamental na produção de baterias para veículos eléctricos e sistemas de armazenamento de energia renovável”, afirmou a empresa num comunicado enviado às bolsas de valores.
A Deccan Gold Moçambique já tem planos para aumentar as exportações para cerca de mil toneladas por mês num “futuro próximo”, diversificando a sua oferta com produtos de maior valor agregado, como espodumena de alto teor, com 4% de Li2O, e lepidolite com 2% de Li2O. Esta expansão permitirá à empresa fortalecer ainda mais a sua presença no mercado internacional e diversificar o seu portefólio de produtos.
Além disso, a empresa anunciou que prossegue activamente com trabalhos de exploração em todas as suas áreas licenciadas em Moçambique. Uma amostra em grande escala será enviada para a África do Sul para testes de beneficiamento, com o objectivo de determinar o fluxo de processamento mais eficiente para a planta da empresa.
A planta de processamento da Deccan Gold Mines, com capacidade para 100 toneladas por dia, deverá estar operacional até ao final de 2025 e estima-se que possa produzir aproximadamente sete mil toneladas anuais de concentrado de alto teor (4% – 5% de Li2O).
A empresa também planeia diversificar a sua produção para incluir outros minerais críticos, como tântalo, césio, gálio e berílio, que são fundamentais para diversas aplicações de alta tecnologia, incluindo electrónica, aeroespacial e tecnologias de energia renovável.
Esta expansão e diversificação reforçam a posição da Deccan Gold Moçambique como um actor-chave no mercado de minerais estratégicos, contribuindo para o desenvolvimento económico de Moçambique e aumentando a competitividade do País no sector global de mineração.