A província de Maputo alcançou um total de 18 441 pensionistas entre 2015 e Maio de 2024, registando um crescimento de 142,5% no número de beneficiários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Os dados foram avançados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a inauguração do novo edifício da delegação do INSS no distrito de Magude, realizada nesta segunda-feira (16).
De acordo com informações da AIM, na ocasião, Filipe Nyusi destacou que, em 2015, a província de Maputo contava com 6559 contribuintes inscritos no sistema de segurança social. Este número cresceu para 20 226 até Maio de 2024, o que demonstra um aumento significativo na adesão ao sistema de protecção social, reflectindo o fortalecimento da cobertura e da abrangência dos serviços do INSS na região.
Relativamente aos beneficiários, o crescimento também foi expressivo. No mesmo período, a província tinha 228 655 beneficiários inscritos, passando para um total de 512 300, representando um crescimento de 124%. O chefe do Estado salientou que este incremento reflecte o crescimento sustentável da economia da província, que impulsionou a produção e, consequentemente, o aumento do número de contribuintes.
Filipe Nyusi sublinhou ainda a importância da inclusão de novas categorias profissionais, como músicos, no sistema de segurança social, e apelou a todos os cidadãos com rendimento mensal a contribuírem para garantir o seu futuro.
No distrito de Magude, onde o novo edifício do INSS foi inaugurado, registam-se actualmente 294 contribuintes, 9117 beneficiários, 114 trabalhadores por conta própria e 316 pensionistas. O Presidente da República acredita que, com uma maior divulgação das vantagens do sistema de segurança social, estes números irão continuar a crescer.
O Governo está empenhado em expandir a cobertura do INSS, especialmente em áreas com potencial económico, como Magude, destacando-se o sector agro-pecuário. Filipe Nyusi exortou ainda o INSS a manter os valores de integridade, ética, celeridade, transparência e inovação na prestação dos seus serviços.
De acordo com o balanço apresentado, o INSS atingiu, no período de 2020-24, um total de 2 610 356 beneficiários e 179 797 contribuintes em todo o país, superando as metas previstas para o período, especialmente entre os trabalhadores por conta própria.