O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu que os projectos de exploração dos recursos minerais existentes no País devem contribuir para a melhoria das condições sociais, acrescentando a importância de, durante as negociações, existir consenso para evitar conflitos com as comunidades.
O estadista explicou que se deve observar a questão da responsabilidade social e Conteúdo Local, salientando que o crescimento do sector extractivo tem impactado directamente o aumento das receitas arrecadadas anualmente, utilizadas para financiar a construção de infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento.
“O sector extractivo em Moçambique tem vindo a crescer em grande dimensão com a exploração de recursos minerais e hidrocarbonetos, mas devemos evitar que haja conflitos, trazendo ganhos”, sustentou, durante a inauguração da aldeia de reassentamento de Joaquim Mara, no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, sul do País.
Filipe Nyusi afirmou que a aldeia, construída pela empresa sul-africana Sasol, é um exemplo de planeamento territorial, considerando que a infra-estrutura “rejeita” a narrativa de usurpação de terras ou “imposição de mudanças forçadas” à comunidade local.
“Este espaço de reassentamento foi construído com materiais resistentes e inclui, entre outras estruturas, moradias unifamiliares, áreas para desporto, uma escola, residências para professores e igrejas. Recomendamos a sua preservação para que possam servir as gerações futuras”, concluiu.
Recentemente, foi revelado que, desde 2004, a Sasol, que explora reservas de gás em Temane e Pande, na província de Inhambane, exportou 2,6 mil milhões de gigajoules (GJ) de gás natural de Moçambique de um total de 3 mil milhões produzidos nos últimos 20 anos no País.
“Este marco não só colocou Moçambique no mapa regional de produtores de gás natural, como também lançou as bases para o desenvolvimento do sector petrolífero a nível nacional, exportando gás para a vizinha África do Sul e alimentando a central eléctrica moçambicana de Ressano Garcia”, salientou Nyusi.