Armazenar o espumante correctamente é essencial para preservar a delicadeza e a qualidade da bebida. Por serem bebidas sensíveis, os espumantes exigem atenção especial na hora de serem armazenados, para não prejudicar o sabor e a efervescência.
Guardar as garrafas de espumante preferencialmente na horizontal – isto ajuda a manter a rolha húmida, o que evita possíveis vazamentos de gás e, consequentemente, a oxidação da bebida. Por isso, escolha um local onde possa guardar as garrafas deitadas.
Outro ponto importante é manter o vinho espumante num local fresco, escuro e a uma temperatura constante. Variações extremas de temperatura podem afectar a qualidade da bebida, por isso, evite locais demasiado quentes ou expostos ao sol. Uma boa opção é guardá-los numa cave ou num armário escuro.
É também essencial evitar as vibrações, pois podem perturbar o processo de envelhecimento do espumante e afectar o seu sabor. Por isso, escolha um local que não esteja sujeito a movimentos constantes, como perto de máquinas de lavar ou equipamentos que gerem vibrações.
Se é um apreciador de espumantes de qualidade, vale a pena ter em conta a humidade da sala. Um ambiente muito seco pode secar a rolha, o que também pode levar a possíveis fugas. Por isso, mantenha os espumantes longe de ambientes excessivamente secos.
Fonte: Elite Vinho