A siderúrgica Steel Authority of India Ltd (SAIL) revelou que vai investir até 200 milhões de dólares no aumento da capacidade de produção da sua mina de carvão coqueificável de Benga, localizada no distrito de Moatize, província de Tete, na região centro de Moçambique.
De acordo com uma informação avançada pelo The Hindu Business Line, o objectivo é duplicar a produção para um total de 4,5 milhões de toneladas de carvão por ano, o que influenciará positivamente no incremento do fabrico do aço, e reduzir a dependência pelos mercados internacionais.
Segundo o jornal de negócio indiano, actualmente, a SAIL depende de uma mistura de carvão de coque importado, incluindo suprimentos provenientes da Rússia, e de fontes domésticas como a Coal India.
Citado pelo órgão de comunicação, o presidente da SAIL, Amarendu Prakash, explicou que desde Janeiro do presente ano, a mina de Benga produziu 1,2 milhões de toneladas, destacando que a mesma possui uma capacidade de até 2 milhões de toneladas por ano.
“A produção em Benga deverá dobrar nos próximos anos, com a maior parte do produto a ser destinada ao uso próprio da SAIL. Os documentos da licitação descrevem planos para extrair cerca de 375 mil toneladas de carvão por mês, o que levaria a produção a alcançar 4,5 milhões de toneladas projectadas”, sublinhou.
Prakash afirmou que a sua instituição está à procura da aprovação dos accionistas para um acordo de fornecimento de longo prazo com a empresa Minas de Benga Limitada (MBL), uma joint venture estrangeira detida pela mineradora indiana ICVL.
“Embora estejamos concentrados em minerais para produção de aço, a empresa está aberta a explorar oportunidades no espaço de minerais críticos à medida que a missão se desenvolve”, concluiu.