Com um investimento de 5 milhões de dólares (316 milhões de meticais), a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) e a Maputo Grain Terminal SA (MGT), em parceria com a MEREC Industries, lançaram um projecto para expandir a capacidade do terminal de cereais do Porto de Maputo.
Segundo um comunicado enviado ao Diário Económico, a capacidade estática do terminal será aumentada de 25 mil para 45 mil toneladas, enquanto a capacidade anual será elevada das actuias 170 mil toneladas para 350 toneladas.
“Nos últimos anos, o volume de cereais manuseados no Porto de Maputo cresceu consistentemente, atingindo 166 mil toneladas em 2023. Este crescimento reflecte a crescente demanda por serviços de manuseamento de cereais na região”, consta do documento.
O comunicado avança ainda que com a expansão planeada, o terminal não só ampliará seus serviços para outros produtores de cereais, como também explorará novas oportunidades para a exportação e trânsito de cereais destinados a países vizinhos e ao mercado internacional.
Actualmente, o terminal possui cinco silos com capacidade de 5 mil toneladas cada. O novo acordo prevê a construção de quatro silos adicionais, o que aumentará significativamente a capacidade de armazenamento. Além disso, o projecto inclui melhorias na infra-estrutura ferroviária para optimizar a logística e a eficiência do terminal.
O investimento total de 5 milhões de dólares está previsto para ser completado em 18 meses e a expansão do terminal sublinha o compromisso da MPDC e de seus parceiros em fortalecer a capacidade logística e a competitividade do Porto de Maputo, seguindo o acordo de extensão de concessão assinado em Fevereiro deste ano.
Com esta ampliação, o Porto de Maputo se consolidará como um ponto estratégico para o manuseio e exportação de cereais na região, atraindo novos investimentos e impulsionando o crescimento económico local.