A África do Sul, que já enfrenta uma pesada factura para melhorar as suas infra-estruturas portuárias, ferroviárias e eléctricas, precisa de 307 mil milhões de rands (17,2 mil milhões de dólares) para reparar e melhorar o seu extenso sistema rodoviário nacional.
A Agência Nacional de Estradas da África do Sul (SANRAL, na sigla em inglês) necessita de trabalhos de planeamento e construção em 1437 projectos, afirmou a ministra dos Transportes, Barbara Creecy, numa apresentação aos legisladores na Cidade do Cabo, na terça-feira (10).
“Os trabalhos de reparação da empresa, que gere 4% da rede rodoviária nacional de 750 mil quilómetros (466 mil milhas), têm sofrido atrasos causados por desafios que vão desde a falência de empreiteiros até à extorsão pelo crime organizado”, referiu a ministra.
Entre as empresas contratadas para completar o trabalho quando uma construtora se demitiu devido a exigências ilegais está a China Communications Construction Co.
A rede rodoviária da região sul-africana é a 11.ª mais extensa do mundo, enquanto a pequena parte da SANRAL transporta 70% da carga de longa distância do país. As perspectivas de rentabilidade reflectem projecções semelhantes para outras empresas públicas.
A empresa de electricidade Eskom Holdings SOC Ltd. tem pela frente uma actualização da rede eléctrica no valor de 390 mil milhões de rands (21,7 mil milhões de dólares) para aumentar a produção a partir de fontes de energia limpas. A Transnet SOC Ltd. (empresa ferroviária, portuária e de oleodutos sul-africana) tem de gastar milhares de milhões para melhorar os sistemas de sinalização e reparar os comboios que não funcionam sem peças sobressalentes.
Os projectos rodoviários provinciais têm orçamentos de planeamento e construção que rondam, em média, os 17 mil milhões de rands (948 milhões de dólares) por ano até 2027, segundo a apresentação, juntamente com uma lista mais extensa de projectos incompletos, abandonados e atrasados.
Barbara Creecy recomendou o apoio ao departamento de transportes “através de uma reforma da liderança no seio da polícia para reforçar a estrutura de governação” e do reforço da monitorização dos projectos.
Fonte: BNN Bloomberg